Carolina de padaria . Em meio ao aroma acolhedor das padarias, entre as vitrines repletas de tentações doces, destaca-se uma verdadeira joia da confeitaria: a Carolina. Este clássico encantador é uma experiência doce que transcende o tempo, evocando memórias de infância e celebrando a tradição das padarias.
Apresento a você a receita da Carolina de Padaria, onde a delicadeza encontra o sabor em cada mordida. Imagine uma massa leve e aerada, que se desfaz delicadamente a cada toque. Recheada com um creme suave, a Carolina é um convite ao prazer simples e autêntico, onde a doçura é equilibrada e a textura é sublime.
Cada mordida é uma jornada sensorial, onde o crocante do exterior se encontra com a suavidade do recheio, criando uma dança perfeita de sabores. Esta receita não é apenas sobre ingredientes; é sobre a arte da confeitaria que transforma elementos simples em uma iguaria refinada.
Ao criar suas própria Carolina de Padaria, você não apenas recria um clássico, mas também faz uma viagem à tradição e ao carinho que são transmitidos através dessas pequenas delícias. Vamos nos aventurar juntos na preparação dessa receita encantadora, onde a Carolina de Padaria se torna mais do que um doce, é uma expressão de afeto e uma celebração da doçura da vida.
Ingredientes da receita
- chocolate meio amargo e branco a gosto (para decorar)
- 1 xícara (tipo chá) de farinha de trigo (140g)
- 4 ovos inteiros (54g em média cada)
- 1 colher (sopa) de açúcar (12g)
- 1 xícara (chá) de água (240ml)
- recheio a seu gosto (brigadeiro, doce de leite, chocolate, creme de confeiteiro, ou outros.)
- 5 colheres (sopa) de manteiga (125g)
Obs.: A medida da xícara é 240ml.
Carolina de padaria: continuando…
Modo de preparo
- Leve uma panela ao fogo com a manteiga, o açúcar e a água, mexa um pouco e deixe a manteiga derreter.
- Na sequencia, acrescente a farinha e já misture bem rapidamente, sem parar, com a ajuda de uma colher de pau, para não formar grumos na massa.
- Vá mexendo por cerca de 4 minutos, até formar uma massa homogênea, que solte da panela.
- Desligue o fogo e misture a massa com a colher, até que fique bem morninha. Não prosseguir com a receita na adição dos ovos com a massa ainda quente, pois não dará certo.
- Com a massa levemente morna, acrescente o primeiro ovo e misture bem, até esse ovo “sumir” na massa. Em seguida, adicione os demais ovos, sempre um por vez, misturando bem e só adicionando o próximo quando o anterior já estiver incorporado na massa.
- Essa massa fica bem pesada e lisinha, é assim mesmo.
- Em seguida, coloque a massa em um saco de confeitar com um bico pitanga aberto, número 5.
- Cubra uma forma grande e retangular ou qualquer outra que você tenha em casa com papel-manteiga. Se preferir, faça marcações de pequenos círculos no papel, utilizando uma caneta, para facilitar, deixando um espaço entre eles, pois as carolinas crescerão no forno.
- Por cima de cada marcação, coloque a massa em forma de bolinhas, utilizando o saco de confeitar com o bico pitanga na ponta. Refaça o processo até acabar a massa, forrando mais assadeiras de acordo com a necessidade.
- Com a ajuda de uma tigelinha com água, molhe a ponta do dedo e aperte a ponta que ficou em cima de cada carolina, alisando para que não fiquem tortas depois de assadas.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 36-40 minutos. Lembrando que esse tempo pode mudar de acordo com a potência do forno.
- Um truque para as carolinas se manterem sequinhas por mais tempo, é observar quando já estiverem douradinhas, abrir um pouquinho a porta do forno, abaixar a temperatura para 150°C e deixar assim por 3-5 minutos. Desta forma, a umidade do forno vai sair e você as terá sequinhas por mais tempo.
- Tire do forno e espere esfriar bem, para acrescentar o recheio.
- Você pode recheá-las com: brigadeiro, doce de leite, chocolate, creme de confeiteiro ou o que desejar. Acomode o recheio num saco de confeitar, logo após, fure a carolina na parte de cima com o bico e preencha bem com o recheio, até que fique “estufadinha”. Refaça esse procedimento até rechear todas elas.
- Para a cobertura, uma opção é derreter chocolate meio amargo picado numa vasilha por 30 segundos no micro-ondas, retirar, mexer e derreter por mais 30 segundos. Usar imediatamente.
- Disponha um pedaço de papel-manteiga numa superfície lisa, pegue cada carolina e passe a parte de cima dela no chocolate derretido até a metade. Espere escorrer o excesso de chocolate e coloque-a no papel-manteiga. Refaça esse processo com todas as carolinas.
- Se preferir dar um toque a mais em suas carolinas, derreta da mesma forma um pouquinho de chocolate branco, acomode num saquinho, corte a ponta e faça riscos em movimentos de vai e vem por cima delas, com o chocolate meio amargo ainda mole, ates de endurecer.
- Após a cobertura esfriar por completo, sirva e deguste sua incrível carolina de padaria!
Queridos (as) leitores (as),
Espero que tenha sido muito proveitosa e enriquecedora essa publicação contendo essa Receita deliciosa de Carolina de padaria. Para nós é sempre uma honra e uma alegria ter sua companhia por aqui, e espero que tenham encontrado o que procuravam e ainda tenham descoberto coisas novas e interessantes.
Olá pessoal, esperamos que esta publicação contendo essa Receita deliciosa de Carolina de padaria tenha sido útil e interessante para vocês! Nós aqui no nosso blog, estamos sempre buscando trazer conteúdos de qualidade e relevantes para os nossos leitores. Se vocês gostaram do que leram, então não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares. E para receberem mais receitas e/ou dicas gratuitas todos os dias, não deixem de entrar em nosso grupo gratuito do whatsapp. Vou deixar logo aqui abaixo mais algumas receitas e/ou dicas especiais para vocês. Até a próxima!!
Picanha na manteiga com mandioca