Prepare seu próprio Fermento Caseiro

Continua após a publicidade..
 Prepare seu próprio Fermento Caseiro“Você já se preparou para fazer uma receita deliciosa que utilizava fermento e percebeu que estava sem esse ingrediente essencial na despensa? Não se preocupe! Hoje, vamos compartilhar com você uma solução simples e econômica: a receita de fermento caseiro.

Com ingredientes básicos que você provavelmente já tem em casa, você poderá criar seu próprio fermento e garantir pães fofinhos e massas leves. Nesta jornada da fermentação, você aprenderá a cultivar microrganismos vivos que transformarão sua massa em algo verdadeiramente especial.

Então, vamos reunir os ingredientes e começar a criar o seu próprio fermento caseiro, trazendo vida e sabor para as suas preparações na cozinha. Preparado(a) para se aventurar nesse processo fascinante? Vamos lá!”

Continua após a publicidade..

Ingredientes

Continua após a publicidade..
  • ½ xícara (tipo chá) de água mineral ligeiramente morna
  • 2 xícaras de chá rasas de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher (tipo sopa) de açúcar refinado ou mascavo (depois que usar o fermento ou a cada 30 dias)

Modo de Preparo

  1. Em um pote de vidro ou de plástico grande e limpo, coloque a água e a farinha e misture muito bem, sem deixar nenhuma pelota. A mistura deve ficar com a consistência de um mingau grosso. Se ficar muito pesado, acrescente mais um gole de água.
  2. Apoie a tampa (não rosqueie, nem trave) sobre o pote e deixe descansando por 1 ou 2 dias.
  3. Quando bolhas (a partir do 2º ou 3º dia) aparecerem na mistura é sinal de que o fermento precisa ser alimentado, então retire e jogue fora 1 xícara do fermento e adicione novamente 1 xícara de chá de farinha e 1/2 xícara de chá de água, controlando a consistência para ficar como um mingau grosso. Mexa bem e deixe novamente descansando.
  4. Realimente o fermento por, no mínimo, 7 dias. O correto é de 10 a 15 dias. Após o 5º dia alimentando seu fermento, ele já tem força suficiente para fazer crescer um belo pão.
  5. Para ter um pão gigante, você precisará de cerca de 2 xícaras de chá (200g) desse fermento.
  6. Lembre-se de alimentar o seu fermento a cada 30 dias ou depois de utilizar o fermento em suas receitas. Descarte uma parte e adicione 1 xícara de chá de farinha, ½ xícara de chá de água e 1 colher de sopa de açúcar refinado (ou mascavo). Misture e guarde.

Dicas/Curiosidades:

  • Para saber a quantidade aproximada de fermento que você deve utilizar na receita, basta dividir o peso do pão por 4: ¼ do peso deve ser de fermento e ¾ de farinha de trigo, por exemplo: para um pão de 800g, utilize 200g de fermento caseiro e 600g de farinha de trigo na receita; para um pão de 500g, utilize 120g de fermento e 400g de farinha de trigo.
  • O fermento dura para sempre e pode ser congelado. Congele no pote em que ele se encontra. Antes de totalizar 30 dias, deixe 1 dia do lado de fora da geladeira, descarte uma parte, alimente-o novamente e deixe umas 4 horas agindo antes de utilizar.
  • Se o seu fermento natural ficar borbulhando muito, isso mostra que ele está perfeito para o uso. Controle o seu fermento deixando-o na geladeira, pois isso serve para evitar que ele cresça muito.
  • É normal que o fermento fique com um cheiro meio azedo. Quando isso ocorrer, seu pão ficará com um gosto semelhante ao do pão italiano.
Queridos (as) leitores (as),

 Aqui em nosso blog, você encontrará muitas dicas, uma variedade de receitas deliciosas, muitas dicas úteis e truques de cozinha para que você possa utilizar e aprimorar suas habilidades culinárias.

Continua após a publicidade..

Quer você seja um cozinheiro que já tenha experiência ou seja um iniciante na cozinha, temos receitas e dicas para todos os níveis de habilidade.

Espero que tenha sido muito proveitosa e enriquecedora essa publicação de como preparar seu próprio Fermento Caseiro. Para nós é sempre uma honra e uma alegria ter sua companhia por aqui, e espero que tenham encontrado o que procuravam e ainda tenham descoberto coisas novas e interessantes.

Continua após a publicidade..

Olá pessoal, esperamos que esta publicação sobre como preparar seu próprio Fermento Caseiro tenha sido útil e interessante para vocês! Nós aqui no nosso blog, estamos sempre buscando trazer conteúdos de qualidade e relevantes para os nossos leitores. Se vocês gostaram do que leram, então não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares. E para receberem mais receitas e/ou dicas gratuitas todos os dias, não deixem de  entrar em nosso grupo gratuito do whatsapp. Vou deixar logo aqui abaixo mais algumas receitinhas especiais para vocês. Até a próxima!! 

Sobremesa marido gelado

Sobremesa bolo nuvem de coco

Mousse trufado de maracujá

Deixe um comentário